Advertisement

Main Ad

O Treinador de Guarda-Redes Omnipresente


Este texto é uma crítica! Aos clubes e às suas estruturas, mas também a nós, Treinadores de Guarda-Redes.
Diz o dicionário que Omnipresente refere-se a uma pessoa “que está ao mesmo tempo em toda a parte.” E este parece um pouco o meu caso e provavelmente o de muitos outros. Falo da minha experiência passada e também da actual. O problema? Temos muitos atletas espalhados pelos vários escalões etários e temos de trabalhar com todos eles e acompanhar todos eles. Pelo menos isso é o que nos diz o “contrato”.
Como já referi em outros textos anteriores, tenho uma visão muito própria quanto ao treino de Guarda-Redes na Formação, na medida em que, para além da importância do treino específico, dou grande importância aos contextos integrados, tanto em treino como em jogo (competição).
Tendo em conta esta visão do treino de Guarda-Redes na Formação é importante um acompanhamento contínuo dos Guarda-Redes nas suas vivências de treino e jogo. E nós sabemos (Treinadores de Guarda-Redes) o quão difícil é esta tarefa...“Temos o poder da multiplicação…”
A meu ver, temos duas soluções para resolver o problema, mas nenhuma das duas soluções é a mais indicada para evolução diária do atleta. Ou damos mais importância ao treino específico e deixamos um pouco de parte o trabalho integrado, ou então conjugamos um misto dos dois, não sendo sempre rentável para todos os Guarda-Redes.


O grande problema está na origem. São poucos os Treinadores de Guarda-Redes para as necessidades reais dos clubes. Para além disso, dificilmente conseguiremos “viver” de um só escalão…Am I Right?! Temos de ir à origem. Aos clubes. E temos de nos proteger (Treinadores)! A exigência para com o nosso trabalho por parte das outras pessoas será sempre a máxima, principalmente por parte de quem manda. Mas nós bem sabemos que a resposta que vamos conseguir dar em treino e em jogo é bastante limitada. Por isso é importante definir desde bem cedo que o nosso trabalho irá estar limitado ao nosso acompanhamento. Referir que os Guarda-Redes precisariam de mais tempo e trabalho para uma evolução adequada. Excelente era poder contratar mais Treinadores de Guarda-Redes…
Nós, Treinadores de Guarda-Redes, onde me incluo claramente, estaremos sempre entre a espada e a parede, na medida em que iremos procurar sempre o nosso melhor e o dos nossos Guarda-Redes, mas estaremos sempre limitados temporalmente, ou espacialmente, o que seja. Como disse num texto anterior, a principal característica que define o Treinador de Guarda-Redes em contextos Amadores e Formação é a capacidade de adaptação.
Queria concluir dando uma palavra de força e motivação a todos nós que trabalhamos todos os dias com pouco tempo, poucos recursos e muitos atletas. E mesmo assim ainda fazemos milagres…“Somos omnipresentes!”

Juntos somos mais fortes!

                                                                       Miguel Menezes

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Boa noite,

    Se procura saber quem é Miguel Menezes, pode ir ao FA Team (na página principal do blog Futebol Apoiado) e encontrar informação relativa a ele e a todos os restantes elementos que fazem parte deste projecto.

    Obrigado pelo comentário. Continue a acompanhar-nos. Cumprimentos

    ResponderEliminar